O que é ISLAM?

O que é ISLAM?

ISLAM é uma palavra árabe que significa submissão, entrega e obediência voluntária. ISLAM significa completa submissão voluntária a Deus

Outro significado literal da palavra “ISLAM” é “Paz” e isto significa que só se pode encontrar a paz física e mental através da submissão e obediência voluntária a Deus. Uma tal vida de obediência traz paz ao coração e estabelece a verdadeira paz na sociedade em geral.

IMPORTANTE –Não queremos deixar de frisar, que existe uma noção errada sobre o Deus dos muçulmanos. O termo “Allah” aparece-nos constantemente na imprensa com o significado de um Deus dos árabes, e, por extensão, dos muçulmanos. É preciso não esquecer que não existe um “Deus” especial dos muçulmanos que adoram o mesmo Deus, venerado pelos praticantes das religiões monoteístas e “Allah” é a palavra árabe – língua litúrgica do Islam – que significa Deus. A título de curiosidade, cabe ainda referir que os católicos orientais que celebram a missa em árabe (v. g. no Líbano e na Síria) chamam ao seu Deus “Allah”, porque o Seu nome em árabe não é outro senão “Allah”. Crer que o Deus dos árabes é Allah, é o mesmo que acreditar ingenuamente que God é o Deus dos ingleses!

O ISLAM não é apenas uma religião, mas um código de vida adotado por um terço da populaçao mundial atual. No ISLAM encontramos um completo modo de vida, que nos ensina como vestir, comer, se relacionar, viver como individuo, viver em grupo, viver em família etc.

Quem opta por seguir o ISLAM, chama-se MUÇULMANO.

MUÇULMANO(MUSLIM) significa aquele que se submete à vontade de DEUS.  E a submissão inicia quando uma pessoa testemunha que DEUS é ÚNICO, que não possui sócios, nem parceiros e nem filhos.

O primeiro humano, Adão, seguiu o ISLAM, no sentido de que ele foi orientado a adorar a Deus somente e a ninguém mais e cumpriu Seus mandamentos.  Mas com a passagem do tempo e a dispersão da humanidade pela terra, as pessoas se desviaram dessa mensagem e começaram a direcionar a adoração a outros ao invés de, ou junto com, Deus.  Alguns passaram a adorar os virtuosos entre eles que morreram, enquanto outros passaram a adorar espíritos e forças da natureza.  Foi então que Deus começou a enviar mensageiros para a humanidade, orientando-a de volta à adoração de Deus somente, algo que estava de acordo com sua verdadeira natureza, e a alertá-la das graves conseqüências de dirigir qualquer tipo de adoração para outros além Dele.

O primeiro desses mensageiros foi Noé, que foi enviado para pregar essa mensagem do ISLAM ao seu povo, após eles começarem a adorar seus antepassados virtuosos junto com Deus.  Noé conclamou o seu povo a abandonar a adoração de seus ídolos, e lhes ordenou a voltar para a adoração de Deus somente.   Alguns deles seguiram os ensinamentos de Noé, enquanto a maioria descreu nele.  Aqueles que seguiram Noé foram seguidores do ISLAM, ou muçulmanos, enquanto aqueles que não o fizeram, permaneceram em sua descrença e foram punidos por fazê-lo.

Depois de Noé, Deus enviou mensageiros a toda nação que se desviou da Verdade, para trazê-los de volta à ela.  Essa Verdade foi a mesma ao longo do tempo: rejeitar todos os objetos de adoração e direcionar toda a adoração sem exceção para Deus, o Criador e Senhor de tudo e ninguém mais, e cumprir Seus mandamentos.  Mas como mencionado antes, como cada nação diferia com relação ao seu estilo de vida, idioma, e cultura, mensageiros específicos foram enviados para nações específicas por um período específico de tempo.

Deus enviou mensageiros para todas as nações, e para o Reino da Babilônia Ele enviou Abraão – um dos primeiros e maiores profetas – que conclamou seu povo a rejeitar a adoração dos ídolos aos quais eles eram devotados.  Ele os chamou para o Islã, mas eles o rejeitaram e até tentaram matá-lo.  Deus submeteu Abraão a muitos testes e ele se saiu bem em todos eles.  Por seus muitos sacrifícios, Deus proclamou que Ele faria surgir de sua descendência uma grande nação e que dela escolheria profetas.  Toda vez que pessoas de sua descendência começavam a se desviar da Verdade, que era adorar a ninguém exceto Deus e obedecer Seus mandamentos, Deus enviava um outro mensageiro para trazê-los de volta à Verdade.

Conseqüentemente, nós vemos que muitos profetas enviados eram da descendência de Abraão, como seus dois filhos Isaque e Ismael, junto com Jacó (Israel), José, Davi, Salomão, Moisés e, claro, Jesus, para mencionar uns poucos, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre todos eles.  Cada profeta foi enviado para os Filhos de Israel (os judeus) quando eles se desviaram da verdadeira religião de Deus, e se tornou obrigatório para eles seguir o mensageiro que lhes era enviado e obedecer seus mandamentos.  Todos os mensageiros vieram com a mesma mensagem, rejeitar a adoração de todos os outros seres exceto Deus e obedecer Seus mandamentos.  Alguns descreram nos profetas, enquanto outros creram.  Aqueles que acreditaram foram seguidores do ISLAM, ou muçulmanos.

Dentre esses mensageiros estava Muhammad, que a paz esteja com ele, da descendência de Ismael, o filho de Abraão, que a paz esteja com ele, que foi enviado como um mensageiro para suceder Jesus.  Muhammad, que a paz esteja com ele, pregou a mesma mensagem do ISLAM como os profetas e mensageiros anteriores – direcionar toda a adoração para Deus somente e ninguém mais e obedecer a Seus mandamentos – nos quais os seguidores dos profetas anteriores se desviaram.

Como podemos ver, o Profeta Muhammad, que a paz esteja com ele, não foi o fundador de uma nova religião, como muitas pessoas equivocadamente pensam, mas ele foi enviado como o Profeta Final do ISLAM.  Ao revelar Sua mensagem final a Muhammad, que é uma mensagem eterna e universal para toda a humanidade, Deus finalmente cumpriu a promessa que fez a Abraão.

Assim como era obrigatório para aqueles que estavam vivos seguir a mensagem do último da sucessão de profetas que lhes foi enviado, se torna obrigatório sobre toda a humanidade seguir a mensagem de Muhammad.  Deus prometeu que essa mensagem permaneceria inalterada e adequada para todos os tempos e lugares.  É suficiente dizer que o caminho do ISLAM é o mesmo do profeta Abraão, porque tanto a Bíblia quanto o Alcorão retratam Abraão como um exemplo proeminente de alguém que se submeteu completamente a Deus e dirigiu adoração a Ele somente e ninguém mais, e sem quaisquer intermediários.   Quando isso é entendido, fica claro que o Islã tem a mensagem mais contínua e universal do que qualquer outra religião, porque todos os profetas e mensageiros foram “muçulmanos”, ou seja, aqueles que se submeteram à vontade de Deus, e eles pregaram o “ISLAM”, ou seja, a submissão à vontade de Deus Todo-Poderoso ao adorá-Lo exclusivamente e obedecer Seus mandamentos.

Assim nós vemos que aqueles que se chamam muçulmanos hoje não seguem uma religião nova; ao contrário, eles seguem a religião e mensagem de todos os profetas e mensageiros que foram enviados à humanidade pelo comando de Deus, também conhecida como ISLAM. 

1 Comment
  • Maria Arub I'nam
    Posted at 01:51h, 03 agosto Responder

    Muito esclarecedor, sou revertida para o Islam recentemente e gostei muito da explicação.

Post A Comment