A Shahada nada mais é que o testemunho,ou seja testemunhar que: Não há outra Divindade além de Allah(Deus) e Muhammad é Seu mensageiro. Esse pequeno testemunho é a chave para o Islam.
Testemunhar que “Não existe outra Divindade além de Allah”, é testemunhar que existe apenas um Deus, uno, sem sexo, filhos, parceiros, apenas Deus. O Islam é uma religião monoteísta, por isso, acreditar em um Deus único é o básico.
Testemunhar que “Muhammad é Seu mensageiro“ não é desvalorizar os outros profetas, nem gostar dele mais que os outros,os muçulmanos dizem só Muhammad porque ele foi o último profeta enviado por Deus segundo o Islam. Ao dizer “Muhammad” é aceitar todos os outros profetas, Muhammad veio para reforçar a mensagem de Deus.
A oração que todo muçulmano deve realizar cinco vezes ao dia em horários específicos iniciando antes do sol nascer até a noite. É na oração que o muçulmano se aproxima de Deus para adorá-lo, pedir perdão, agradecer e fazer súplicas. Não é possível ser muçulmano e não cumprir as orações.
Mas obviamente há flexibilidade para aqueles que não conseguem cumprir as orações em seu devido tempo. Quem por alguma razão não puder cumprir os horários das orações, pode realizá-las depois do horário, nunca antes, por exemplo, se o muçulmano perdeu a oração da manhã, ou do meio dia, pode fazê-las depois assim que estiver em local adequado. O muçulmano pode fazer mais orações além das cinco orações obrigatórias.
A oração pode ser feita em qualquer lugar, desde que seja limpo e adequado para se concentrar e fazer a oração confortavelmente, os homens devem buscar sempre rezar nas mesquitas, as mulheres podem rezar nas mesquitas também, em local apropriado e separado dos homens, se não for possível rezar na mesquita, por causa de trabalho ou porque não há mesquita onde vive, então pode rezar em qualquer lugar, na casa, no trabalho etc.
O muçulmano reza se prostrando, curvando-se até o chão, sua cabeça e seu nariz deve tocar o chão que o mundo inteiro pisa, em sinal de humildade ao Criador dos Céus e da Terra.
Se por alguma razão (doença, viagem, etc.) o muçulmano não puder se prostrar dessa maneira, ele pode rezar sentado ou de pé, mas com postura. O muçulmano deve rezar virado para a direção de Meca, a cidade sagrada.
Zakat é a caridade,que deve ser paga todos os anos para pessoas menos favorecidas. A caridade ocorre do muçulmano que tem melhores condições para o necessitado. Não há intervenções de nenhum líder religioso ou da mesquita.
O muçulmano doa algo como 2,5% de tudo o que ele arrecadou durante um ano. É uma forma de purificação espiritual com Deus, porque na Zakat você ajuda aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que você.
Sabendo que a Zakat pode ser realizada em qualquer época do ano e em qualquer hora, cada muçulmano tem seu tempo para doar seu zakat, e deve ser feito de todo o coração. Os muçulmanos que não tem essa condição, estão isentos desse pilar do islam.
O Jejum acontece no Ramadan, que é no nono mês do calendário lunar (calendário específico dos muçulmanos). O muçulmano nesse mês deve deixar de comer, beber qualquer tipo de líquido, fumar (que é proibido no Islam, mas se o muçulmano fuma, ele deve deixar de fumar pelo menos no Ramadan, assim como a bebida alcoólica e qualquer ato ilícito) e ter relações sexuais durante o nascer ao pôr do sol.
Nada pode passar pela garganta, e o jejum vai ainda mais além, nesse período o muçulmano deve se abster de maus hábitos, palavras ruins, ofensas, brigas, mentiras.
O muçulmano não jejua para sofrer, mas sim, jejua para dar valor a coisas tão úteis, mas que as vezes passam despercebidas com a correria do dia-a-dia, como a água. É no Ramadan que o muçulmano aprende a dar valor a tudo o que ele tem, e ver a dor das pessoas que passam fome, ou que não tem o que ele tem. O Ramadan faz o muçulmano ser humilde para com os outros e agradecido a Deus por tudo o que tem.
Todo muçulmano que dispõe de boa saúde, deve jejuar, os que estão isentos desse pilar do islam são: crianças, doentes, grávidas, mulheres no período menstrual, mulheres quando estão amamentando, idosos e pessoas que estão viajando. Mas devem repor o jejum assim que sentir melhor ou alimentando um necessitado por cada dia não jejuado, claro se tiver condições financeiras. As Crianças que não jejuam não precisam pagar o prato de comida, elas apenas aprendem como jejuar e olham seus pais, para que quando atinjam a puberdade passem a jejuar.
O quinto é último pilar é a peregrinação a Caaba (primeira casa de adoração a Deus, construída por Abraão e seu filho Ismael, que fica em Meca, na Arábia Saudita.
O hajj deve ser feito por todo muçulmano que tem condições mentais, físicas e financeiras ao menos uma vez na vida.
O muçulmano vai a Meca com a intenção exclusivamente de adorar a Deus. Milhões de muçulmanos se reúnem anualmente para ir adorar a um Deus Uno, sem distinção de cor, país e classe social, vestindo-se da mesma forma.
O Hajj só pode ser efetuada uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico.Se a peregrinação a Meca ocorrer noutra altura do ano será chamada de Umrah; é considerada uma boa ação, mas não substitui o Hajj. A Umrah é também conhecida como a “peregrinação menor”. Difere em relação ao Hajj ao nível dos ritos: a Umra inclui apenas os ritos realizados na Grande Mesquita de Meca